Google+ BROliveiraDIY: Brincadeiras entre pais e filhas

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Brincadeiras entre pais e filhas

Para quem, como eu, tem filhos tem de inventar brincadeiras  e temas interessantes a ambas as partes. Desta vez decidi, em conjunto com as minhas princesas, construir um castelo de tamanho real para elas brincarem.
Construído pela imaginação de todos e pelo meu trabalho, julgo que ficou engraçado. Pelo menos as "juízas" acharam que sim.
Fica aqui o plano de como fazer, lista de material e algumas imagens.

Lista de material:
- X-ato;
- Uma caixa de cartão bem grande ( de modo a que caibam lá os intervenientes);
- Fita adesiva, de preferência transparente pois usei preta por ser mais forte mas não gostei do resultado;
- Duas pegas para as portas;
- Lápis de cera para enfeites como um dragão ;-) ;
- Tinta se quiserem dar cor;
- Pistola de cola quente;
- Umas ripas de madeira ou algo para reforçar o cartão e impedir que dobre;
- Muita paciência para aquela pergunta "Quando é que está pronto?", ou " Já está? "....


Primeiro, com um lápis, desenhar as janelas, portas e as torres. De seguida, cortei com o X-ato as partes marcadas. 
As torres têm um senão, para terem o efeito que se vê na imagem, fiz um corte no meio de cada aba da caixa com cerca de 15/20 cm de profundidade. Depois, deixei nos cantos medidas por igual de 20cm (ou tentei.... ) e cortei uma linha recta até ao meio da aba, de encontro ao corte já feito. Assim, e com a ajuda da fita cola, uni as abas para fazer as ditas torres como mostro na imagem.


Depois de acabar as torres, fiz as portas e as janelas. Deixo uma imagem com as princesas para verem o tamanho do castelo.



Por dentro do castelo, colei umas ripas de madeira, mas pode ser de qualquer outro material, para que o cartão da caixa não dobre e fique mais resistente depois de tanta brincadeira. Para isso, usei fita cola larga castanha mas a normal também serve, porem o gasto é maior.

Em seguida, finalizei as portas com uns puxadores velhos que tinha, colando-os com a pistola de cola quente e cortei umas janelas pequenas para servirem de "óculo".

Dei início, em seguida e juntamente com as minhas "Picasso", ao enfeite do castelo. Esbocei um dragão para elas poderem "combater". Até deita fogo!



Pintei, também, uns tijolos à volta do castelo e da porta para ficar com ar antigo. No fim, foi só deixa-las pintar como queriam e "decorar" o interior com pinturas feitas por elas, até fizeram um forno com o formato da cabeça da kitty!!!



Eu optei por não dar cor ao castelo, pois era enorme (como podem confirmar pelas imagens) e ainda ia demorar muito tempo a secar e ainda era servido como comida ao dragão de estimação!!!

Há muitas outras coisas que se pode fazer com os filhos, aproveitarmos para reciclar material que está encostado a um canto e fazer um pouco de bricolage.

Até à próxima!



Sem comentários: