Google+ BROliveiraDIY: Horta urbana vertical

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Horta urbana vertical

No seguimento do post da horta urbana, venho demonstrar como fazer uma horta vertical e assim aproveitar melhor o (pouco) espaço existente. É uma excelente alternativa para rentabilizar quer a horta quer o espaço.

Para isso, temos de ter os seguintes materiais:
- 10 ripas de madeira com 2 mt de comprimento, 1,5 cm de espessura e 3 cm de altura;
- 4 ripas de madeira com 1,20 mt de comprimento,  1,5 cm de espessura e 3 cm de altura;
- Pregos de madeira;
- Martelo;
- Verniz;
- Parafusos auto-roscantes e buchas;
- Berbequim;
- Fita métrica;
- Plástico de protecção de pintura;
- Vasos.

Vamos, então, abrir no chão o plástico de protecção e  começar por montar a estrutura da horta. Para uma horta de 2 mt de comprimento e 1,20 mt de altura, vamos colocar as 4 ripas de 1,20 a 50cm de distância umas das outras e, em seguida, as  restantes 10 por cima destas e separadas por +/- 10 cm.



Feito o puzzle da estrutura, vamos pregar as ripas todas (podemos usar um pouco de prego líquido nas junções para ficarem mais fortes) e em seguida, como se vê na imagem, envernizamos a estrutura de suporte.



Depois de seco, vamos aparafusar os parafusos à estrutura para, depois, fazer as marcações das buchas na parede. Feitas as marcações, basta aparafusar a estrutura da horta à parede e colocar os vasos.

Deixo uma imagem para ver o resultado (apesar de ainda ter poucos vasos):


Existe outras opções mais pequenas, o método para construir é o mesmo só difere nas medidas. Este modelo tem 1mt*0,80mt, e tem outro tipo de vasos. Para prender estes vasos, usei um arame verde que se vende nas lojas tipo Aki ou Leroy.


Até à proxima!

Sem comentários: