Google+ BROliveiraDIY: Sabe o que é hidroponia?

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Sabe o que é hidroponia?

Existem muitas maneiras de cultivar ou ter um pouco de legumes no nosso quintal. Desde pequenas hortas verticais a canteiros ou mesmo suspensas e sem usar terra. Esta última técnica é a chamada de hidroponia. 

De acordo com o Wikipédia "A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (Nutrient Film Technique) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo)".

Ou seja, a hidroponia é basicamente o cultivo de plantas, legumes e frutos em água rica em nutrientes, onde a dita planta está suspensa numa armação (ver imagem em baixo) e a raiz desta toca na água, de onde absorve todos os nutrientes e fertilizantes que precisa para crescer.



Esta técnica pode ser aplicada tanto em escala doméstica (pequenos vasos) bem como em escala comercial (grandes plantações em galpões), tem sido usada há séculos, por diferentes culturas e em sítios díspares como o Japão, Europa e Israel em pleno deserto! De fato, é um sistema de cultivo que não precisa de muito espaço (sim, pode ser usado na janela do apartamento), a qualidade dos alimentos é maior, por não usar químicos. Mas cuidado, que nem tudo são rosas, pois existem grandes desvantagens tais como o enorme investimento para adquirir o equipamento (rega automática, sistema para libertar a solução de nutrientes na água e controlo do Ph da água), dependência da eletricidade (sem eletricidade o sistema não funciona e a produção perde-se na totalidade) e uma maior susceptibilidade às doenças. Já sem falar na "terapia" que é cuidar da nossa hortinha...

Até à próxima!

  
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidroponia
Exemplo de um sistema de hidroponia:
https://www.youtube.com/watch?v=gynxEGlyTYA

Outros exemplos e mais info:  

http://tudohidroponia.net/
http://estufa-hidroponia.blogspot.pt/


Sem comentários: