Google+ BROliveiraDIY: Como Se Livrar de Lesmas

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Como Se Livrar de Lesmas


A lesma é uma praga que existe em muitas hortas. Os pequenos gastrópodes rastejam à noite (quando está mais húmido e fresco), comem as folhas das nossas couves. Não permita que elas invadam a sua horta e actue de imediato para condenar as lesmas que estão a destruir as suas plantas. Existem várias formas, técnicas (armadilhas) e venenos, o limicide por exemplo, que impedem estes pequenos rastejantes venham para a nossa horta ficando, assim, uma horta mais bonita!
Após uma investigação intensa, desde conversar com os agricultores da minha zona e colegas "agricultores", à consulta na bíblia (Google), compilei algumas armadilhas e repelentes caseiros, os quais vou explicar como fazer.

Armadilhas

Armadilha de farinha de milho: Coloque uma colher de sopa ou duas de farinha de milho em recipientes aberto e coloque-os nos lugares onde haja a atividade das criminosas lesmas. As lesmas serão atraídas pelo odor, mas a textura da farinha é dura demais e as matará. Deixe o pote aberto durante a noite e quando detectar lesmas no pote, poderá livrar-se delas permanentemente, removendo-as do jardim.

Armadilha de cerveja: Como qualquer ser vivo que se preze, nada nem ninguém resiste aos encantos de uma cerveja, é que nem mesmo uma lesma. Estranho, não é? Pois bem, cave um pequeno buraco no chão e coloque um copo ou tigela grande nessa abertura. Use algo com as  laterais íngremes, como um copo, para que as lesmas não possam retornar a sair quando acabarem de "beber"! Preencha 3/4 da tigela com cerveja e permita que ela fique na natureza pela noite. Pela manhã, a tigela deve estar cheia de lesmas afogadas, que podem ser descartadas para que os pássaros comam. Repita esse processo até ter removido a maioria das lesmas.

Frutas. Sim, frutas. As lesmas sentem-se naturalmente atraídas por frutas e pelas plantas do seu jardim. Portanto, use essa atração para aprisioná-las. Coloque uma tábua perto da área onde as lesmas estam a comer as suas plantas. Coloque metade duma laranja ou algumas fatias de alface (elementos prediletos das lesmas) no centro. Permita que a tábua fique na rua durante a noite. Pela manhã, as lesmas devem estar a cobrir os restos de comida deixados na tábua. Simplesmente livre-se delas. Coloque a armadilha novamente na horta.

Ração de animais. Outro elemento que estranhamente atrai lesmas – ração de gato/cão. A ração de animais de estimação não matará os bichinhos, mas atrai-os para uma área confinada que facilitará a eliminação deles. Pegue uma latinha de comida (descartável) e corte pequenas “portas” nas bordas de metal. Coloque a lata de cabeça para baixo na horta para que as lesmas tenham acesso às “portas”, e ponha um pouco de comida de cão/gato debaixo dela. Após algumas horas, você poderá encontrar múltiplas lesmas escondendo-se sob a lata. Pegue-as e jogue-as fora. Reinstale a armadilha para eliminar o próximo grupo de gastrópodes desatentos.

Repelentes

Use um spray feito de cafeína. Borrife-o ao redor de áreas infectadas, especialmente nas folhas e no solo, cercando qualquer coisa que pareça apetitosa para as lesmas. Cientistas americanos provaram os efeitos da cafeína em 2002. Sprays bons normalmente são inofensivos para as crianças, animais e plantas. Eles funcionam ao reduzirem o apetite do molusco. Se você pegar um perto da planta, acabará vendo-o fazendo uma volta pouquíssimo natural para ir embora.

Além do spray, experimente café moído. O café moído é ótimo para seu jardim, pois ele pode aumentar a acidez do seu solo (benéfico para plantas que gostam de terra com pH ácido, como rosas) e mantém as lesmas longe. Crie uma barreira de café moído grosso ao redor das bordas do jardim; os grãos duros irão acabar com quaisquer lesmas que se aproximarem.

Esmague algumas cascas de ovos. Semelhante ao café moído, as cascas de ovos esmigalhadas são ótimas para repelir lesmas com as pontas afiadas. Assim que você usar um ovo, lave a casca e deixe secar. Pegue umas poucas, esmague-as e espalhe-as para formar uma barreira ao redor da horta. As lesmas não tentarão escalar as cascas, pois as pontas afiadas destas irão cortar os gastrópodes.


Existem muitos mais métodos para afastarmos as lesma, mas estes são os mais fiáveis e utilizados. Não deixe de experimentar e se conhecer mais algum, use a caixa do comentário para partilhar connosco. 

Até à próxima!

Sem comentários: