Google+ BROliveiraDIY: Receitas

Receitas

 Home made pizza

Sabem fazer uma pizza caseira? Desde a massa aos condimentos? Pois bem não é preciso ser nenhum Henrique Sá Pessoa, se até eu consigo fazer ...

...Saiba mais





Receitas típicas da Moita

Considero-me uma pessoa com gosto variado, no que concerne a comida, e adoro pratos típicos. Assim deixo as receitas mais tradicionais da Moita, e que tenho experimentado ao longo da vida. Vale a pena experimentar.



Farrafuza
Um prato à base de legumes que se produzem no campo, como os tomates, cebolas, batatas, etc...
A "Farrafuza" é um prato ainda hoje muito apreciado, cuja receita foi passando de geração em geração e que, por isso mesmo, é confeccionado da seguinte maneira:

Ingredientes:
2 dl azeite
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- ½ kg de tomate
- Ovos
- Sal - q.b.
- Pimenta - q.b.

Modo de Preparação:
Leva-se ao lume uma frigideira grande com as cebolas cortadas às rodelas e o azeite até a cebola ficar translúcida. Juntam-se então os alhos picados. Pelam-se os tomates e tiram-se as pevides, cortam-se aos bocados e juntam-se à cebolada. Depois de tudo cozido, colocam-se os ovos a escalfar, por cima da tomatada. Acompanha-se com batatas cozidas.

Lamejinhas com Cebola


As lambujinhas, também conhecidas por lamejinhas, são dos bivalves mais abundantes no Estuário do Tejo.
 Entre as várias maneiras de cozinhar este petisco, recomendo esta:

Ingredientes:
1kg de lambujinhas
2 cebolas
2 dentes de alho
1 molho de coentros
Azeite - q.b.
Margarina - q.b.
Sal - q.b.
1 limão

Modo de Preparação:
Coloque as lambujinhas de molho em água salgada durante 48 horas para largarem a areia. Lavam-se, depois, em várias águas. Num tacho, disponha as cebolas às rodelas finas, junte o azeite, os dentes de alho pisados e os coentros picados. Junte as lambujinhas e tape o tacho. Vai ao lume até as lambujinhas abrirem todas. Servem-se quentes, regadas com sumo de limão.


Sopa Caramela


A sopa era confeccionada com toucinho salgado e enchidos, hortaliça ou batatas e uns "bagos" de massa. A "Sopa Caramela" tendo sido enriquecida, ao longo dos tempos, com a introdução de mais variedades de carne de porco (orelha, entrecosto, carne magra, toucinho, chouriço de sangue e de carne) e vegetais.

Modo de Preparação:
Coze-se feijão encarnado ou catarino com uma cebola inteira, carne de porco, em pedaços grandes, e enchidos. Miga-se repolho, couve, cenouras, batatas e nabo. Quando a carne e enchidos estiverem bem cozidos, retiram-se para um prato. Junta-se a hortaliça, cenouras, batatas e nabo bem picadinho e miudinho. Quando os legumes estiverem quase cozidos, junta-se massa (cotovelinhos) e um pouco de azeite. Depois de tudo cozido, deixa-se apurar, retira-se ou esmaga-se a cebola e verifica-se o tempero. Serve-se a sopa numa terrina e acompanha-se com as carnes cortadas em pedaços pequenos numa travessa.



Nota: Estas receitas foram conseguidas através do site da Camara da Moita, preparadas e consumidas na minha casa e alguns restaurantes da zona.



Alguém quer um queque?


Fim de semana em casa e a chover torrencialmente? Sem poder sair de casa? Não há problema, fazemos um bolo... ou vários.

Pois bem, isso de ficarmos em casa num dia de chuva sabe bem e tal, é verdade ... mas para quem não tem miúdos! Ou miúdas, no meu caso. Nunca se consegue um minuto de sopas e descanso. Solução?!?! Fazer bolos (também há as pinturas e maquilhagem mas não vou mostrar os resultados aqui, sob pena de ser banido pelo blogger...). Então para fazermos uma pratada destas ...



Precisamos de uma grande dose de paciência (- Ó pai, posso lamber o chocolate da colher? -Não! -Ó mãe, posso lamber o chocolate da colher? -Não! - Fogo, não me deixam fazer nada!!!!), tempo, alguns ingredientes e, claro, a receita.

Receita:
- 100 gr de margarina;
- 3 ovos;
- 200 gr de açúcar;
- 3 chávenas de chá com leite;
- 2 chávenas de chá com cacau;
- 175 gr de farinha;
- 1 colher de sopa fermento;
- 1 colher de café de sal fino;
- gotas de baunilha qb;
- açúcar em pó;
- confetis de açúcar.

Misturar bem o açúcar com a margarina derretida. Sem parar de bater, juntar os ovos 1 a 1 . Quando tudo estiver bem misturado (batido) adicionar o leite, a farinha misturada com o fermento, o cacau e o sal fino. Mexer muito bem e deixe repousar durante 10 minutos. Unte bem as formas com margarina e farinha (nós usamos azeite, pois tem menos gordura e, logo, mais saudável).  




Depois de untadas as formas, vamos encher as formas com a massa dos queques e enfeitamos com confetis coloridos de açúcar. Em seguida, vai para o forno pré-aquecido a 225º, por 15 minutos



Após os 15 minutos, retiramos os bolos para desenformar e acabar de enfeitar. Ainda quentes, polvilhar com o açúcar em pó para dar um aspecto guloso e ficamos com este resultado maravilhoso (mas só dá para ter a certeza do sabor depois de comer uns 5!!!).



Até à próxima.

Sem comentários: